terça-feira, 20 de novembro de 2007

Resolver

Andava a pesquisar o significado do “Resolver” para poder escrever algo sobre o que queria expressar por palavras e para meu espanto num click na net sai me este significado:

Um resolver é um tipo de transformador elétrico giratório usado para medir graus de rotação.

E eu dava o significado de “Resolver”: tratar de algo, arranjar soluções....

Significa que vou ter transformar electronicamente, por um processo giratório, o medindo o de numero de graus necessários para dar rotação a uma determinada situação.

O tipo o mais comum de resolver é o "brushless transmitter resolver" (sem escovas)(outros tipos são descritos no final).

Na parte externa, um resolver pode parecer um motor elétrico pequeno que tem um estator e um rotor. No interior, a configuração dos enrolamentos do fio o faz diferente. A parcela do estator do resolver abriga três enrolamentos: um enrolamento do excitador e dois enrolamentos bifásicos (etiquetados geralmente "x" e "y") (caso de um resolver sem escovas). O enrolamento do excitador fica situado no alto, ele é no fato uma bobina de um transformador de giro. Este transformador faz girar o rotor, assim não há nenhuma necessidade para escovas, ou nenhum limite à rotação do rotor. Os dois outros enrolamentos estão no fundo, enrolados em um laminado. São configurados em 90 graus um do outro. O rotor abriga uma bobina, que é o enrolamento secundário do transformador de giro, e um enrolamento primário em um laminado, excitando os dois enrolamentos bifásicos no estator. O enrolamento primário do transformador, unido ao estator, é excitado por uma corrente elétrica senoidal, que pela indução eletromagnética induz uma corrente através dos enrolamentos secundários até o estator. Os dois enrolamentos bifásicos, separados 90° no estator, produzem uma corrente de feedback do seno e do cosseno pelo mesmo processo da indução. Os valores relativos das tensões bifásicas são medidos e usados determinar o ângulo do rotor relativo ao estator. Depois de uma volta completa, os sinais de realimentação repetem suas formas de onda.

Ora para o rotor do transformador funcionar, precisa de um estimulador de energia ou tem de ser excitado por uma corrente electrica... nem vou dizer o que me passou pela cabeça, pode usar ou não de escovas, mas dadas as circunstancias umas escovas ajuda na limpeza de muita porcaria que anda para ai.... E ainda temos dois tipos de resolver:

-Os resolvers do receptor. Estes resolvers são usados na maneira oposta do resolver do transmissor (tipo descrito acima). Os dois enrolamentos bifásicos são energizados, a relação entre o seno e o coseno, representa o ângulo elétrico. O sistema gira o rotor para obter uma tensão zero no enrolamento do rotor. Nesta posição, o ângulo mecânico do rotor iguala o ângulo elétrico aplicado ao estator.

-Os resolvers diferenciais . Estes tipos combinam dois enrolamentos primários bifásicos em uma coluna, como para o receptor, e dois enrolamentos secundários bifásicos no outro. A relação do ângulo elétrico entregado pelos dois enrolamentos secundários e pelos outros ângulos é: ângulo elétrico secundário = ângulo mecânico - ângulo elétrico primário
Estes tipos, por exemplo, foram usados calcular funções de trigonometria sem computador eletrônico. - um tipo relacionado é também o transolver, combinando um enrolamento bifásico como o resolver e a trifásico o enrolamento como o synchro.

Depois desta descrição toda, só tenho a dizer uma coisa, se não resolves do receptor, vamos ter de resolver diferenciais, uma vez que eu já tenho resolvida.... e tu ainda não conseguis te resolver, é porque a teu estimulador corrente está avariado!

Curioso esta explicação.... As coisas que se encontramos na net.

Sem comentários: